Répteis



O primeiro grupo de animais considerado o conquistador d aterra firme: os répteis. Eles apresentam todas as estruturas necessárias para sobreviver nesse hábitat: Os répteis, agora, não precisam retornar à água para se reproduzirem. O grupo apresenta ainda outra característica marcante: a pele queratinizada, isto é, epiderme cujas células superficiais são ricas em queratina. O animal, portanto, protege-se contra a desidratação, reforçada também pela postura de ovos com casca.
Os répteis são animais, em sua maioria, carnívoros, alimentando-se de insetos a animais de médio porte médio, como capivaras. Alguns répteis ainda podem ser onívoros, isto é, alimentam-se tanto de animais quanto de vegetais.



~ Classificação dos Répteis
.Quelônios
.Escamados
.Crocodilianos
.Rinocéfalo
Quelônios: Apresentam os ossos vertebrais bem desenvolvidos em uma espécie de carapaça que serve de proteção contra os predadores. Quando se sentem ameaçados, recolhem seus membros e cabeça, o que lhes oferece proteção. São exemplos desse grupo as tartarugas, os jabutis e os cágados.








Escamados: Esses seres são caracteriza por apresentarem o corpo coberto por escamas e são representados pelos lagartos e pelas serpentes.
                                                                                                                                                                                                                                                                                             














Crocodilianos: São répteis com uma cabeça bem desenvolvida, apresentando um focinho alongado e uma arcada dentária repleta de dentes afiados para capturar suas presas. Sua pele é formada por placas córneas que acompanha o animal em toda a sua vida. São representados pelos crocodilos e jacarés.







Rinocéfalo: É representado somente por uma única espécie, a tuatara. Ela é, teoricamente, a mais parecida com os ancestrais dos répteis primitivos. Essa espécie é típica da Nova Zelândia. Apresentam espinhos em seu dorso, o que torna fácil o seu reconhecimento na natureza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário